Alimentação na TPM

Para controlar naturalmente a tensão pré-menstrual, o cardápio diário deve conter muita água, sucos antioxidantes e alimentos nutritivos. É uma fase na qual a paciente fica muito exposta a variações emocionais, mas deve se esforçar para evitar a ingestão de café, chocolate e álcool. É importante ter o foco no saudável e buscar fontes alimentares ricas como as que se seguem:

Fontes de Magnésio: o magnésio tem como função amenizar as cólicas menstruais, boas opções seriam cereais integrais (farelos de trigo, aveia, centeio, soja), nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, verduras verdes escuras (agrião, espinafre, salsinha, rúcula e couve).
Fontes de Carboidratos: pães integrais, arroz integral, aveia e semelhantes.
Fontes de Zinco: agrião, alcachofra, grãos de soja, carnes magras, leite e ostras (frutos do mar).
Fontes de Ácidos Graxos (Ômega 3 e Ômega 6): óleos vegetais (canola, soja, óleo de arroz, azeite de oliva) e peixes (salmão, sardinha, atum, truta).
Fontes de Vitamina A: salmão, truta, carne de cordeiro, fígado de boi, frutas de cor alaranjada (laranja, mamão, manga), vegetais (abóbora, cenoura) e folhas verdes (couve, escarola e espinafre).
Fontes de Cálcio: feijões, soja e derivados (tofu), leite de vaca e derivados (queijos, coalhadas, iogurtes), figo, milho, aveia, brócolis, couve e broto de alfafa.
Fontes de Vitamina B6: arroz integral, aveia, granola, amendoim, nozes e castanhas, banana, melão, abacate, salmão, atum e fígado de boi.
Fontes de Vitamina E: poderoso anti-oxidante presente em óleos vegetais como azeite de oliva, óleo de girassol, de soja, espinafre, farinhas enriquecidas, cereais integrais, gema de ovo, milho, e azeitona, castanhas, margarina, fígado e gérmen de trigo.
Mel: diurético, leve laxante, calmante (tônico para o cérebro e auxilia no sono).

FRUTAS:

 

HORTALIÇAS: